17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
ESPORTE
Com informações do G1
17/09/2015 10:29
Atualizado
13/12/2018 07:03

Dunga convoca a seleção brasileira para as eliminatórias

Neymar fica fora por suspensão decorrente da Copa América. Lateral de time alemão estava cotado para tirar passaporte e defender a seleção germânica.
Reuters/Sergio Moraes

O técnico da seleção brasileira, Dunga, divulgou na manhã desta quinta-feira a lista de convocados para os dois primeiros jogos da equipe nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, contra Chile e Venezuela, nos dias 5 e 13 de outubro. A maior novidade foi a presença do lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, que estava cotado para tirar o passaporte alemão e defender a seleção local. O meia Renato Augusto, do Corinthians, é outro nome novo.

"Observamos todos. E eles precisam estar preparados. Agora surgiu a chance de chamar o Rafinha. É experiente, joga na Europa, a Champions... Está dada a opotunidade e depende do jogador. Ele tem personalidade, bom cruzamento. Ele consegue jogar como lateral, como o futebol brasileiro gosta", explicou Dunga.

Neymar ficou fora da lista por estar suspenso pela Conmebol. O atleta ficará fora dos dois primeiros compromissos das eliminatórias pela expulsão e confusão na derrota por 1 a 0 para a Colômbia, pela fase de grupos da Copa América. A CBF recorreu ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) e está à espera de uma resposta.

"O recurso está no TAS, mas a realidade de momento é que ele está suspenso. Temos obrigatoriedade de convocar com 15 dias. A nossa lista é com os jogadores que estão aptos a vestir a camisa da seleção brasileira nos dias de hoje", explicou o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi.

Caso o recurso seja acatado, Neymar só estaria apto para a segunda partidas nas eliminatórias, diante da Venezuela. De acordo com a CBF, o jogador do Barcelona poderia atuar normalmente, mas caberia à confederação solicitar a presença do craque ao clube espanhol.

"Um dia antes somos convidados para fornecer a lista dos jogadores que vão para o jogo. Esse é o prazo. Tem o problema da obrigatoriedade dos clubes. Primeiro é feita uma convocação por telefone e depois de maneira oficial para que o clube libere o jogador fora do prazo da convocação".

Apesar de estar à espera de Neymar, Dunga preferiu dar apoio aos convocados.  

"Como o Gilmar falou antes, nós temos que nos ater aos fatos. Foi feito o recurso, mas não tivemos sucesso até agora. Em cima disso, eu queria a colaboração de vocês, em cima do seguinte fato: gostaríamos de contar com o Neymar, mas não poderemos. Queremos focar nos jogadores que contarão com a gente nas eliminatórias. Caso contrário, nós vamos tirar o foco e falar de uma coisa que não é concreto. O fato é concreto é em cima dos jogadores e vamos trabalhar para conseguir os objetivos", explicou o treinador.

Confira a lista completa

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Alisson (Internacional);

Laterais: Fabinho (Monaco), Rafinha (Bayern de Munique), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid);

Zagueiros: David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG) e Gil (Corinthians);

Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Corinthians), Lucas Lima (Santos), Lucas Moura (PSG), Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool) e Oscar (Chelsea);

Atacantes: Roberto Firmino (Liverpool), Hulk (Zenit) e Douglas Costa (Bayern de Munique).

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário