Na manhã desta quinta-feira (8) o empresário Eike Batista foi preso pela Polícia Federal, no Rio de Janeiro. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A prisão é cumprida dentro de mais uma fase da Operação Lava-Jato.
Eike Batista foi detido em casa, no Horto, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Também é alvo de uma ordem de prisão, Luiz Arthur Andrade Correia, o Zartha, contador de Eike. Mas ele estaria no exterior, e ainda não foi encontrado.
O empresário chegou a ser considerado um dos homens mais ricos do mundo. Em março de 2012, sua fortuna era estimada em 34 bilhões de dólares, segundo dados do Índice de Bilionários da Bloomberg.
Eike deixou o clube dos bilionários em 2013 e chegou a amargar o título de primeiro bilionário negativo do mundo, ao adquirir uma dívida de mais de 1 bilhão de dólares.
Ele foi preso em janeiro de 2017 acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Quatro meses depois, o ministro Gilmar Mendes o colocou em liberdade. Em julho passado foi condenado a 30 anos de prisão, no entanto, continuava em liberdade.