Meteorologistas alertam para chuvas intensas, raios e vendaval no Ceará
Ao todo, 124 cidades, incluindo Fortaleza, estão sob alerta os fenômenos. Por outro lado, os especialistas afirmam que não há motivo para 'pânico' por parte da população
Tadeu Feitosa/Arquivo Pessoal
A sexta-feira (03) deve ser de chuva forte em diversos pontos do Ceará. Segundo alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a precipitação deve ser acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados de precipitação pontuais. O aviso foi divulgado pelo nesta quinta-feira (2).
De acordo com o G1, o alerta é válido para 124 cidades, incluindo a capital Fortaleza. Conforme o Inpe há risco considerável para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 120 horas no estado.
A Defesa Civil, após o boletim, orientou que em situações de alto risco de desastres, deve ser acionado do Plano de Contingência Municipal para a verificação in loco das áreas potencialmente atingidas, a solicitação de apoio dos órgãos locais correlatos, a preparação de abrigos temporários e das rotas de fuga e de outras medidas previstas e necessárias.
O Ceará registrou em fevereiro deste ano o maior volume de chuvas desde 2011, quando choveu 169,6 milímetros no Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Além disso, desde 2012 o estado não ultrapassava a média histórica prevista para o mês.
No Ceará, a média histórica de chuvas para fevereiro é de 118,6 milímetros, mas em 2017 o volume observado foi de 158,7 milímetros, cerca de 33,8% superior ao observado para o mês na série histórica