Professores, técnicos e estudantes de diferentes departamentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) acompanharam o registo de candidatura do reitor Pedro Fernandes, que concorre à reeleição, e da professora Fátima Raquel, para o cargo de vice-reitor da instituição. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26, na sede da reitoria da Universidade.
O reitor Pedro Fernandes informa que sua decisão de se candidatar à reeleição atende um desejo de representantes de vários segmentos da Universidade, que querem dar continuidade ao projeto de desenvolvimento e fortalecimento que vem sendo, segundo ele, realizado na Universidade. Para o professor João Batista Xavier, que está na Uern desde 1977, Pedro Fernandes conseguiu muitas conquistas para a Universidade, mesmo em um momento de crise e de dificuldades financeiras.
De acordo com os professores que apoiam o projeto dos candidatos, a Uern vivencia um momento de solidez acadêmica. De acordo com o reitor Pedro Fernandes, atualmente, todos os cursos da Universidade são reconhecidos, os programas de pós-graduação fortalecidos, houve ampliação na assistência estudantil.
"Conseguimos desenvolver um processo de fortalecimento da Universidade. Agora, nosso desafio é aproximar ainda mais a comunidade acadêmica da sociedade, fazer com que todo conhecimento produzido não fique restrito aos muros da Universidade, que a Uern possa estar cada vez mais presente na vida da comunidade através de projetos de extensão, atividades de pesquisa e formação de profissionais capacitados", frisa.
Outra bandeira a ser defendida é a autonomia financeira da Universidade. A professora Fátima Raquel, enquanto Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Uern, Fátima Raquel está à frente desse trabalho e conseguiu inserir o tema em duas Leis estaduais: o Plano Plurianual, 2016 a 2019, e Plano Estadual de Educação, 2015 a 2025. Ela também provocou a elaboração de um documento para atualizar um estudo sobre autonomia da Universidade.
A eleição para a reitoria da Uern ocorrerá no dia 23 de março, das 8h às 22h. Neste ano, pela primeira vez será adotada a paridade dos votos de docentes, técnicos e estudantes para escolher os gestores da Universidade. "Defendemos a paridade dos votos na Universidade por entender que é Universidade é feita de docentes, técnicos e estudantes. No final do ano passado, a mudança foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) ", diz Pedro Fernandes.
PEDRO FERNANDES
O professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto é o reitor mais jovem da história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Graduado em Ciência da Computação, Pedro Fernandes é Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. É membro suplente do Fórum Nacional de Educação como representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e presidente da Câmara de Extensão da Abruem.
Iniciou na Uern em 1998, como docente. Foi idealizador do curso de Ciência da Computação e do mestrado em Ciência da Computação. Foi coordenador do curso de ciência da computação, chefe do Departamento de Informática, Diretor de Pós-Graduação e em 2009 foi nomeado Pró-reitor de Pesquisa e Graduação.
FÁTIMA RAQUEL
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em 1994, Fátima Raquel Rosado Morais é mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. Atualmente, é Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Instituição.
Professora na Uern desde 1998, Fátima Raquel atua na Faculdade de Enfermagem e no Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade. Ao longo de 18 anos, assumiu diferentes responsabilidades dentro da Instituição. Foi sub-chefe do Departamento de Enfermagem, é conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consep) e da Câmara de Ensino. Tem experiência na área da saúde e enfermagem com pesquisas e práticas na saúde da mulher, da criança e na avaliação de políticas públicas de saúde.
Com informações da Assessoria