O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, pediu ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, a permanência da Força Nacional no Estado por mais 60 dias, para que seja concluída a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios.
O pedido foi enviado a Brasília na sexta-feira passada (04).
A Força Nacional chegou ao RN no dia 12 de setembro, com prazo de permanência de 60 dias. A sua saída está prevista para o próximo dia 12 de novembro.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED), o objetivo dos agentes nacionais era reforçar a segurança durante a instalação de bloqueadores nos presídios, principalmente no de Alcaçuz, o maior do Estado. Entretanto, passados os dois meses, os bloqueadores ainda não foram instalados.
No pedido de prorrogação da permanência da Força, Robinson destaca que já estão sendo levantadas as torres que irão segurar os bloqueadores.
A atuação da Força Nacional durante a instalação dos bloqueadores é para evitar novos ataques criminosos, com os que aconteceram em agosto, durante a implantação do sistema na Penitenciária Estadual de Parnamirim.