Precisando apenas de um ponto para se classificar para a segunda fase da Série D do Brasileirão, o Potiguar de Mossoró enfrentou o Itabaiana (SE) e em mais uma péssima partida, foi goleado pela equipe sergipana por 3 a 0 e foi eliminado da competição nacional. Os gols do Tricolor Serrano foram marcados por Everton, Clóvis e Léo Paraíba.
Outra vez
Dizem que dois raios não caem no mesmo lugar. No entanto, para o Alvirrubro Mossoroense, o segundo raio caiu em 2016. A história do Campeonato Estadual se repetiu no Brasileirão. Naquela competição, o Time Macho era líder absoluto e com três rodadas para terminar a fase de classificação do segundo turno, a equipe mossoroense precisava conquistar 3 pontos e avançar na competição. Conquistou apenas 2 pontos e na última partida fora de casa, foi goleado pelo ABC por 3 a 1 e foi eliminado.
Outra vez 2
Na Série D, o Potiguar também foi líder durante a maior parte da fase de classificação e chegando na quinta rodada precisando apenas de dois pontos para avançar na competição. Jogando em casa, diante do Uniclinic (CE), depois de um primeiro tempo horrível, conseguiu arrancar um empate em 2 a 2 e a decisão, outra vez, ficou para a última rodada e jogando fora de casa. Outra vez, a equipe foi superada e eliminada da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, terminando com o sonho de acesso à Série C.
Globo
O Globo FC e o Sousa empataram por 1 a 1 neste domingo no Estádio Barretão. O placar foi de bom tamanho para o time do Rio Grande do Norte, que confirmou o primeiro lugar no grupo e conquistou a classificação para a próxima fase. Do lado da equipe paraibana ficou um gosto ruim de não ter conseguido a vaga tão sonhada. As equipes começaram a partida se estudando e não fizeram muitas jogadas de perigo. Já a segunda etapa foi diferente. O Sousa entrou em campo sabendo que precisava do resultado, mas quem abriu o placar mesmo foi o Globo, aos 35. O Sousa correu para tentar fazer o dele também e conseguiu empatar a partida cinco minuitos depois.
Série C
Para ABC e América, representantes do RN na Série C do Brasileirão, a 9ª rodada não foi nada boa. As duas equipes jogaram no sábado (16) e somente o América conseguiu somar um ponto na classificação. O Alvirrubro da Capital, jogando na Arena das Dunas, saiu na frente, mas Remo (PA) arrancou o empate e saiu do G-4. O Mecão começou o jogo de forma fulminante e saiu na frente com Luiz Eduardo, mas Leão empatou com chute forte de Edno, que teve falha do goleiro rubro Camilo. O resultado deixou o time americano na sétima posição, com 12 pontos, enquanto o clube paraense caiu para a quinta colocação, com 13 pontos.
ABC
Em Arapiraca, ASA bate o ABC de virada e garante retorno ao G-4. O ASA quebrou a sequência de duas derrotas na Série C. Assustou a torcida no primeiro tempo, quando sofreu um gol de falta de Lúcio Flávio, mas teve poder de reação. Na etapa final, explorando bem os lados do campo, chegou à virada com Jean Carlos e Reinaldo Alagoano. A vitória por 2 a 1 colocou o time alagoano na terceira colocação do Grupo A, agora com 15 pontos. Com 14, o ABC caiu para o quarto posto. Na próxima rodada, as equipes potiguares se enfrentam, no Frasqueirão, às 19h, de sábado (23), em mais um Clássico Rei.
Série A
Com 28 gols em 9 partidas, a 15ª rodada da Série A do Brasileirão foi marcada por grandes jogos e placares surpreendentes. No sábado (16), a rodada começou com um jogaço entre Botafogo (RJ) e Flamengo (RJ) e, na estreia de sua nova arena, após estar perdendo por 3 a 1, o Alvinegro marcou duas vezes e terminou com o placar igual em 3 a 3. Um pouco mais tarde, o Santos recebeu a Ponte Preta, na Vila Belmiro, e venceu o time de Campinas por 3 a 1. Com esses resultados, o Santos ocupa a 4ª posição, o Flamengo na 6ª, a Ponte vem na 7ª e o Botafogo ocupa a 15ª colocação na Tabela de Classificação.
Domingo
O domingo começou com o Santa Cruz (PE) batendo o América (MG), no Independência, por 3 a 0. À tarde, o Fluminense (RJ) venceu o Cruzeiro (MG) por 2 a 0; O Corinthians recebeu o São Paulo e ficou no empate em 1 a 1; Na Arena da Baixada, o Atlético (PR) empatou por 1 a 1 com o Vitória (BA); com o mesmo placar, terminou o clássico catarinense entre Figueirense e Chapecoense; O Internacional (RS) foi derrotado pelo líder Palmeiras (SP) por 1 a 0 e o Sport (PE) aplicou uma sonora goleada em cima do Grêmio (RS) e venceu por 4 a 2, jogando na Ilha do Retiro.
Classificação
Com os resultados, o Palmeiras segue líder com 32 pontos, Corinthians, vice-líder com 29, Grêmio em terceiro com 27 e Santos, fechando o G-4 com 26 pontos. Na sequência, tem o Atlético (PR) e Flamengo com 24 pontos, a Ponte Preta em sétimo com 23, São Paulo com 22, Fluminense com 21 e Internacional com 20, fecham a primeira metade da Tabela. Em 11º, o Atlético (MG) com 20 pontos, Vitória e Chapecoense com 19, logo após vem o Santa Cruz e Botafogo com 17 pontos e o Figueirense com 16. Na Zona da degola, o Sport, Cruzeiro e Coritiba estão com 15 pontos e na lanterna, o América (MG), com apenas 8 pontos.