24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
MOSSORÓ
Da redação
03/05/2016 13:25
Atualizado
13/12/2018 09:07

Estudante de Mossoró vence concurso com filme sobre dicas de saúde

Estudante Álefe Elyel, da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, receberá prêmio "Um minuto, por favor", nesta quarta-feira (03). O concurso é realizado pela Secretaria do Estado de Saúde Pública
Reprodução

O estudante mossoroense Álefe Elyel Everson da Silva, da Escola Estadual Dix Sept Rosado, é o grande vencedor do prêmio “Um Minuto, por favor”, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). Álefe receberá o prêmio nesta quarta-feira (04).

O jovem foi autor do filme “A alimentação e o esporte transformam vidas”, no concurso destinado aos estudantes do ensino médio das escolas da rede pública pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE).

A premiação será realizada às 11h, dentro de uma programação que inclui apresentações sobre o tema do concurso. Na semana passada, a premiação foi entregue em Currais Novos, aos dois alunos vencedores.

O concurso trabalha a temática da alimentação segura e saudável, com a produção de filmes com duração de 1 minuto. Os estudantes participam com filmes produzidos em qualquer equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc.

A ideia do projeto surgiu no Dia Mundial da Saúde de 2015, celebrado em 7 de abril, que naquele ano trouxe a temática Alimentação Saudável e Segura. Os cineastas Geraldo Cavalcanti e Buca Dantas, então responsáveis pelo Núcleo Audiovisual da SIEC, trouxeram a proposta de criar um concurso que fortalecesse a discussão desse tema nas escolas e que possibilitasse aos alunos trabalharem com a linguagem audiovisual.

A partir daí houve a reunião de parceiros institucionais: a Sesap por meio da SIEC, Vigilância Sanitária, Ações de Saúde, Unidades Regionais de Saúde (Ursaps) e com o Programa Saúde na Escola, que também faz parte da Secretaria de Estado da Educação e Cultural do RN, e as Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Desportos, que fizeram as sensibilizações nas escolas estaduais das 8 Regiões de Saúde. Além do Laboratório de Inovações em Saúde do HUOL/UFRN que entrou com a premiação, os três aparelhos tablets.

 “O objetivo é provocar junto aos jovens a reflexão sobre a adesão às práticas alimentares saudáveis, no âmbito individual e coletivo, como forma de promover a saúde e o bem estar das populações no Rio Grande do Norte”, afirma Eufrásia Ribeiro, subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação (Siec), inserido na Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, que promove o concurso com apoio da Subcoordenadoria de Ações de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Ao se inscreverem, os estudantes participam de Oficina Técnica para preparação de vídeos, principalmente técnicas de filmagem com celular. Podem solicitar oficinas de vídeo escolas de todo o Rio Grande do Norte que estão inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE) da Sesap. Nesta edição, as inscrições ficaram abertas até setembro de 2015 no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br.

Programação:

Local: Escola Estadual Governador Dix Sept Rosado, no bairro Bom Jardim, Mossoró
9h – Mesa de abertura

9h20 – Apresentação do filme vencedor e fala do concurso

9h40 – Contadora de histórias Daluzinha, com o tema alimentação saudável

10h10 – Apresentação de nutricionista e apresentação do guia de alimentação saudável

10h40 – Apresentação do professor e aluno sobre o material empregado

11h – Entrega do prêmio

Com informações da Sesap

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário