26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
SAÚDE
Da redação / Com informçaões Agência AFP
04/11/2015 14:43
Atualizado
13/12/2018 07:02

Erupção de vulcão fecha aeroportos e isolam turistas na Indonésia

O vulcão Rinjani expeliu cinzas e rochas a 3.500 metros de altura, afirma Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.
Agência AFP

Milhares de turistas estão presos em três ilhas indonésias depois que as cinzas do vulcão Monte Rinjani, na ilha de Lombok (região central do país), forçaram o fechamento de aeroportos, cobrindo vilas e fazendas nesta quarta-feira (4).

O vulcão Rinjani expeliu cinzas e rochas a 3.500 metros de altura, afirma Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.

A erupção causou o cancelamento de voos no aeroporto internacional Ngurah Rai, na ilha de Bali, a cerca de 135 quilômetros de Lombok, e no aeroporto Selaparang em Mataram, capital da província de Nusa Tenggara oriental, na ilha onde está localizado o vulcão.

Mais tarde, o aeroporto de Blimbingsari em Banyuwangi, na ponta oeste da ilha de Java, também foi fechado, informou o Ministério dos Transportes.

Um total de 692 voos internacionais e domésticos foram cancelados ou tiveram atraso entre terça e quarta-feira, disse o ministério.

Linhas aéreas foram avisadas de que deveriam evitar rotas próximas à montanha, e a decisão sobre a reabertura dos dois aeroportos será tomada na quinta-feira (5) pela manhã, diz o porta-voz do ministério Julius Barata.

No aeroporto de Bali, muitos turistas reclamaram da falta de informações sobre seus voos atrasados e alguns dormiam em bancos dentro dos terminais.

Fazendas e árvores próximas do vulcão, de altura de 3.726 metros, estavam cobertas por uma grossa camada de cinzas, mas as vilas e cidades próximas não correm perigo, afirmou Nugroho.

O Rinjani está entre os cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. O arquipélago é propenso a erupções vulcânicas e terremotos por sua localização no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma série de falhas geológicas que se estende do hemisfério ocidental até o Japão e o sudeste da Ásia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário