28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
SAÚDE
Da redação
07/10/2015 13:49
Atualizado
13/12/2018 16:33

Primeiro astronauta brasileiro participa de Feira de Ciências da Ufersa

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta (08) no Expocenter. A palestra mais esperada é do brasileiro Marcos Pontes, primeiro do hemisfério sul a ir ao espaço. Cerca de 200 trabalhos serão apresentados no evento
Assecom/Ufersa

Com o tema “Faça uma pergunta e mude a sua vida”, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido abre nesta quarta-feira, 07, a V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Cerca de 200 trabalhos foram selecionados para a Feira de Ciências que tem entrada gratuita.

A abertura oficial será nessa quinta-feira, 09, a partir das 8h da manhã, com uma palestra do astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Mas a partir de hoje à tarde, quarta-feira, tem início às oficinas temáticas para os estudantes inscritos, a partir das 16h, no Expocente, que fica no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró.

Marcos Ponte é natural de Bauru/SP, possui o segundo grau profissionalizante no SENAI, conciliando os cursos de Eletromecânica e Eletricista com o trabalho de aprendiz na Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Passou em segundo lugar nacional no vestibular da Força Aérea Brasileira e, depois de 4 anos de curso, graduou-se como Aspirante Aviador  e ainda concluiu a formação de Piloto de Caça no Grupo de Aviação na Base Aérea de Natal – RN.

Em entrevista ao Portal Ufersa, o astronauta afirma que "acreditava que o Programa Espacial Brasileiro pudesse ter mais apoio das nossas autoridades. Não aconteceu da maneira que eu esperava. Contudo a Missão Centenário foi o projeto da história do Programa Espacial Brasileiro com melhor custo beneficio. Basta ver os resultados científicos alcançados e os lucros resultantes (o ROI da missão foi excelente). No final do meu livro Missão Cumprida, comento cada um dos resultados da missão nos diversos campos".

Questionado sobre o turismo espacial, Marcos relata que "o turismo espacial é uma realidade, e eu sou um entusiasta desse mercado. Afinal, é um reforço nas oportunidades de mercado para astronautas profissionais, como eu, para desenvolver e operar esses novos sistemas para levar turistas com segurança para o espaço. O Brasil não tem nenhuma contribuição na área (exceto pelo meu conhecimento e trabalho no desenvolvimento da área com empresas internacionais)".

Acerca da evolução da exploração do espaço pelo homem, Marcos Pontes destaca que o país deve ampliar o desenvolvimento das empresas privadas nas operações espaciais “Near Earth” [voltadas para objetos próximos da Terra] e ampliar a exploração do Espaço profundo pelas agencias de ponta como NASA, Roscosmos, ESA, China e Índia.

"Descobertas interessantes em Marte devem nos levar a uma maior exploração do Planeta culminando com voos tripulados para lá depois de 2033. Sistemas de detecção e defesa de asteroides devem ser desenvolvidos, novos materiais devem ser desenvolvidos, novo sistema de propulsão será desenvolvido, melhorando o alcance e eficiência dos sistemas atuais. O turismo espacial suborbital será realidade. O desafio maior de tudo isso é sincronizar as atividades e objetivos da exploração espacial com as necessidades crescentes na Terra de sistemas mais inteligentes (e pessoas/dirigentes mais inteligentes) para tornar realidade prática o desenvolvimento sustentável.

Feira de Ciências

 A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar tem como objetivo despertar nos alunos de ensino médio a curiosidade científica a partir da elaboração de trabalhos, usando o método científico. Ao todo, participam do projeto 96 escolas de ensino médio dos 67 municípios do Rio Grande do Norte.

A Feira é realizada em parceria com as Diretorias Regionais de Educação do Estado.

A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar chega a quinta edição com uma vasta programação que inclui palestras, mesas redondas, minicursos, exposições de trabalhos e diversas oficinas, como fotografia científica, conhecendo espécies arbóreas da caatinga, gestão de pequenos negócios, entre outras. A programação se estende até sexta-feira, dia 09. Ao todo, a Feira de Ciências oferece oito oficinas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário