30 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:19
SAÚDE
Da redação
27/08/2015 14:25
Atualizado
13/12/2018 18:12

Alunos concluintes da UERN são dispensados do ENADE/2015

De acordo com o Calendário Universitário, o semestre 2015.1 deveria ter finalizado em julho de 2015, de forma que os alunos desses cursos colariam grau antes de 31 de agosto
Valéria Lima

Os estudantes, possíveis concluientes 2015.1, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão liberados da obrigatoriedade de realizarem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - o ENADE/2015.

A Portaria Normativa nº03/2015, que estabeleceu as regras do ENADE /2015, prevê que nessa edição farão o exame os alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Turismo, e de tecnólogo em Gestão Pública que tenham mais de 80% da matriz curricular do curso integralizada, disicplinando também que os alunos desses cursos que colassem grau antes do dia 31 de agosto do corrente ano, seriam dispensados de inscrições no Exame.

De acordo com o Calendário Universitário aprovado pelo CONSEPE, o semestre 2015.1 deveria ter finalizado em julho de 2015, de forma que os alunos desses cursos colariam grau antes de 31 de agosto.

Diante da deflagração da greve, as atividades acadêmicas foram suspensas, o que motivou a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) a adotar a medida preventiva de orientar os coordenadores de curso a inscrever os possíveis concluintes no ENADE 2015, já que o período de inscrição foi de 06.07 a 07.08, uma vez a colação de grau não mais seria realizada na data prevista.

No entanto, segundo esclarece a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Inessa Linhares, em situações de greve deflagradas nos anos a 2012, 2014 e 2015 em Instituições Federais o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, responsável pela aplicação do ENADE, concedeu a dispensa de inscrição de discentes.

"Essa situação motivou a administração da UERN a também solicitar ao INEP e Conselho Estadual de Educação a dispensa em favor dos nossos possíveis concluintes 2015.1, que estariam aptos a colar grau até o dia 31 de agosto de 2015, caso não tivesse ocorrido a paralisação das atividades acadêmicas”, explicou a pró-reitora.

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 26, o Conselho Estadual de Educação (CEE/RN) apreciou o pedido, aprovando, por unanimidade, a dispensa das inscrições realizadas em relação aos 520 alunos concluintes 2015.1. "Fomos pessoalmente ao Conselho Estadual de Educação e apelamos para que nossos alunos fossem dispensados do ENADE, entendendo que eles não podem ser prejudicados em razão desse momento em que estamos atravessando na UERN", ressaltou o reitor.
Até o dia 31 de agosto os Coordenadores de Cursos deverão efetuar a exclusão dos nomes dos alunos concluintes 2015.1 da lista de inscritos no ENADE, de acordo com os procedimentos orientados pela PROEG e Procurador Institucional.

A Pró-Reitora Inessa Linhaeres alerta que os alunos inscritos mas que não constam da lista de possíveis concluintes 2015.1 não se beneficiarão dessa medida, devendo realizar a prova do ENADE, que ocorrerá em 22 de novembro de 2015. " Essa dispensa da obrigatoriedade do ENADE só valerá para os concluintes. Os demais alunos da nossa universidade que estão inscritos se submeterão ao exame", completa.

Infraestrutura e Gestão de pessoas - A UERN também apresentou ao Conselho Estadual de Educação - CEE, um relatório sobre as ações de melhoria da infraestrutura e gestão de pessoas. "Apresentamos uma síntese sobre os relatos das comissões de reconhecimento dos cursos de graduação. Enviamos 54 Projetos Pedagógicos de Curso (PCC), sendo 25 já com decreto de renovação de reconhecimento", destacou o reitor.

O presidente do CEE, Laércio Segundo de Oliveira, agradeceu a visita do reitor e dos professores Inessa Linhares e Hélio Costa e disse que o Conselho vai estar sempre aberto à UERN por entender a importância que a instituição tem para a educação potiguar.

"A Universidade faz parte do sistema de educação do Estado", observou o professor Laércio, recordando que acompanhou o processo de Estadualização da instituição e sente-se honrado em ter recebido o título de professor honoris causa da UERN. Outros conselheiros também elogiaram o esforço da gestão no processo de reconhecimento dos cursos, credenciamento dos campi e validação dos diplomas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário