30 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:19
SAÚDE
Da redação
31/07/2015 10:11
Atualizado
13/12/2018 09:33

Almeida Castro amplia serviço de aleitamento materno

A Maternidade será a primeira unidade do RN a oferecer uma sala específica para este serviço. A UNP em Mossoró também vai inaugurar um sala para o aleitmento materno e doação de leite
Josemário Alves

A Maternidade Almeida Castro vai inaugurar sala de apoio a amamentação e doação de leite materno na próxima quarta-feira (05). A inauguração acontecerá durante a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A Maternidade será a única do RN que contará com uma sala de apoio para a amamentação de leite materno.  

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada pela Organização Mundial de Saúde entre os dias 1 a 7 de agosto.

Nesta edição de 2015, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema “Amamentação e trabalho: O compromisso é de todos”.

De acordo com Edilene Torquato, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Maternidade, o setor vai possibilitar que as mães que trabalham na unidade possam fazer o manuseio do leito materno mesmo no período de trabalho, sem prejuízo para o bebê.

“A ideia é que as mães, quando precisem, vão até a sala de aleitamento materno, possam realizar o manuseio do leite, e que quando forem embora, tenham o leite pronto para seu filho”, explica Edilene. Dessa forma “nem a mãe, nem o bebê sairão prejudicados”, finaliza.

A nova sala para realização de aleitamento materno contará com o trabalho de 12 profissionais capacitados para auxiliar na ordenha do leite.

O setor também servirá para realização de doação de leite materno. A Maternidade Almeida Castro é a única unidade em Mossoró que contém Banco de Leite. Por mês, entre 40 e 50 bebês recém-nascidos necessitam de doação de leite na Maternidade, em Mossoró.

Para ampliar ainda mais no serviço na cidade, e incentivado pelo Governo Federal, a Universidade Potiguar, campus de Mossoró, também vai inaugurar uma sala para apoio na amamentação e doação de leite.

O serviço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mossoró e a Maternidade Almeida Castro, além do Governo Federal, com a direção da Universidade Potiguar.

A UnP é a primeira Instituição de ensino privado no Estado a oferecer essa estrutura.

Edilene Torquato também explica que a sala na Universidade contará com 2 a 3 funcionários, reservando por turnos, para realização do serviço.

A inauguração da sala da Maternidade Almeida Castro ocorrerá às 8h da quarta-feira (05), já na Universidade Potiguar, em Mossoró, ocorrerá no mesmo dia, a partir das 15h.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário