29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ECONOMIA
Com informações: Anna Ruth
10/07/2015 11:52
Atualizado
14/12/2018 07:11

Mossoró se destaca como polo econômico e social do Nordeste

O segundo município do Estado é o único a integrar o chamado G-20 do Semiárido Nordestino, se destacando pelo crescimento econômico nos últimos anos.
Cezar Alves

Mossoró se destaca como polo regional econômico, social e educacional do Rio Grande do Norte. É o único município do Estado a integrar o chamado G-20 do Semiárido Nordestino, em levantamento que apontou os 20 municípios com os melhores indicativos econômicos da região Nordeste.

A ideia nasceu na Prefeitura de Petrolina (PE). O Ceará é o estado com maior número de municípios incluídos neste Grupo. São sete ao todo: Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral. Em segundo lugar, está a Bahia, com cinco municípios: Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.

Da Paraíba entram Campina Grande e Patos e de Pernambuco: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina. Rio Grande do Norte só entra com Mossoró e Alagoas com Arapiraca. Os demais estados do Nordeste não estão na lista.

Os critérios para a criação do G20, são a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades. O PIB movimentado pelo grupo gira em torno de R$ 50 bilhões e reúne 4,6 milhões de habitantes.

O Município de Mossoró está distante à aproximadamente 280 Km da capital Natal e a cerca de 270 Km de Fortaleza-Ce, fazendo divisa com as cidades de Aracati e Icapuí, o que vem a promover uma significativa relação com o estado vizinho, tanto em âmbito social, quanto econômico.

A cidade dispõe de diversos centros comerciais, dentre eles destacam-se: o comércio varejista, seguido pelo o comércio atacadista. O comércio mossoroense é o mais dinâmico da Região Oeste do RN, o que dentre outros fatores, torna Mossoró cidade referência entre os municípios que compõe essa região.

Os dados mostram que Mossoró se consolida como polo regional e interestadual de desenvolvimento econômico e social. Outro ponto forte do município é a variedade de cursos, atraindo estudantes de várias partes do país.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário