07 DEZ 2025 | ATUALIZADO 23:51
ESTADO
Cezar Alves
27/06/2025 18:55
Atualizado
28/06/2025 07:35

Campo Grande-RN: Alunos ganham tablets ao ingressar no ensino fundamental

O aparelho, no entanto, só pode ser usado pelo aluno para fins de pesquisas com orientação do professor na escola e supervisão dos pais em casa. Segundo o prefeito Bibi de Nenca, além deste projeto que busca ensinar o uso racional das telas e fomenta o desenvolvimento do ensino com tecnologia, as 12 escolas do município foram reformadas e climatizadas e está iniciando a construção de mais uma grande escola no município.
O aparelho, no entanto, só pode ser usado para fins de pesquisas com orientação do professor na escola e supervisão dos pais em casa. Segundo o prefeito Bibi de Nenca, além deste projeto que busca ensinar o uso racional das telas, as 12 escolas do município foram reformadas e climatizadas e está iniciando a construção de mais uma grande escola no município, para somar com o IERN, que já foi concluído e inaugurado pelo Estado.
Foto: Pedro Cezar

A Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN, distante 82,8 KM de Mossoró-RN, voltou a executar o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal em 2014, que prevê a distribuição de tablets aos estudantes matriculados na 5ª série, não para o uso comum e, sim, para usar de forma responsável, realizando pesquisas com orientações dos professores na escola e com a vigilância dos pais em casa.

Com população de 9.730 habitantes (IBGE/2022), o município de Campo Grande tem 12 escolas, sendo três na área urbana e nove unidades na zona rural. No total, são mais de 1.200 alunos matriculados, estudando em salas climatizadas, com suporte de transporte escolar e merenda de primeira qualidade. “Temos todo um cuidado”, diz a secretária Israele Gadelha.

Sobre o projeto, o prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, conhecido carinhosamente por Bibi de Nenca, destaca que foi apresentado por sua gestão em 2014. Chegou a começar, mas foi paralisado, pois ele perdeu a campanha. Em 2020, a população aprovou nas urnas o retorno de Bibi de Nenca ao comando da Prefeitura de Campo Grande.

Assumiu no início de 2021, período que estava começando a segunda fase da pandemia da Covid 19. Segundo ele, foi feito um levantamento e se constatou quem precisava de tablets para assistir aulas remotas e foi providenciado. Disse que teve distribuição, seguindo o previsto em lei em 2022. No ano seguinte, teve dá um aumento de quase 33% aos professores, e não teve recursos para comprar os tabletes do projeto. Em 2024 foi ano eleitoral e quis criar problemas com a justiça eleitoral”, relata o prefeito ao MH.

Em 2025, Bibi de Nenca encontrou no Ministério Público Estadual, uma parte dos recursos para retomar o projeto, cerca de R$ 23 mil reais. O restante dos recursos, mais ou menos R$ 28 mil, saíram dos cofres públicos da Prefeitura Municipal. Foram adquiridos 200 tablets, para distribuir aos estudantes do 5º e do 6º ano, que não havia recebido em 2024.

A entrega dos tablets ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27. Por considera o projeto muito importante, o presidente da Câmara Municipal, vereador Teginaldo Oliveira transferiu os trabalhos na Câmara para o horário da tarde. “Também falei com todos os secretários para acompanhar a solenidade de entrega dos tablets aos estudantes, que aqui estão acompanhados com os pais”, diz o prefeito Bibi de Nenca em discurso.

O gestor destacou que o uso do tablet pelos alunos será com orientação dos professores e dos pais, para fins de crescimento pelo conhecimento. O prefeito acrescenta que o estudante que usar para outros fins, poderá até perder o aparelho para outro aluno. Ele espera que, com orientação dos professores, os estudantes aprendam a fazer uso racional das telas.

Uma nova escola em Campo Grande

Ainda durante seu discurso, o prefeito destacou que está iniciando a construção de uma nova escola no município, perto do IERN, num investimento superior a oito milhões. Segundo o prefeito, são recursos do PAC2 do Governo Federal. Ele observou que todas as escolas foram reformadas, climatizadas e ressaltou que foi pessoalmente conferir a qualidade da merenda e também do transporte escolar da rede municipal de ensino.

“A educação meu deu luz, me deu caminho”, afirma o prefeito Bibi de Nenca, ao falar a respeito dos esforços que fez para o Governo do Estado construir o IERN em Campo Grande, para conseguir os recursos no Governo Federal para construir uma nova escola, bem estruturada na cidade, para reformar e ampliar as escolas da zona rural, além de manter salários dos professores em dia, merendas nas escolas e transporte escolar funcionando.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário