20 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:18
VARIEDADES
Da redação
05/07/2016 08:57
Atualizado
11/12/2018 23:18

Pilates na gestação pode aliviar dores da futura mamãe

Os benefícios são inúmeros: vão desde o fortalecimento dos braços, que dará boas condições para a futura mamãe carregar seu filho no colo, até o fortalecimento das pernas
Cedida

Grávida. Saudável e em forma. Quem não sonha passar os nove meses de gestação longe dos incômodos das dores pelo corpo e ainda manter a mente e a musculatura em equilíbrio para a sobrecarga de peso e emocional que vem pela frente? Com alguns cuidados e acompanhamento profissional, o Pilates pode ser a porta de muitas conquistas para a futura mamãe na sua fase de gestação.

“Mantive meu equilíbrio e a musculatura, regulei minha respiração. Os alongamentos também foram essenciais para evitar as famosas dores lombar. Não senti dor alguma durante toda a gravidez e não tenho dúvidas que o Pilates influenciou”, as afirmações são da jornalista e empresária Lia Castro, que praticou Pilates durante os nove meses de gestação e agora comemora as conquistas com o pequeno Artur de apenas um mês no colo.

“O Pilates é um método de condicionamento físico que trabalha o corpo e a mente. Os movimentos recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo, de forma suave e contínua, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização da musculatura da coluna, abdômen e pelve. Dessa forma, é uma excelente escolha para a gestante”, explica a fisioterapeuta Luana Gurgel.

Luana explica que durante a gestação, há uma distensão da musculatura abdominal, para acomodar o bebê, o que pode levar ao enfraquecimento dessa musculatura. A musculatura do assoalho pélvico também é afetada, devido à pressão sofrida.

“Ela tende a se alongar e a se movimentar para baixo”, detalha a fisioterapeuta. Com isso, e o avançar da gestação, a dificuldade em contrair ou manter uma contração dessa musculatura aumenta. O enfraquecimento dos músculos na gestação podem acarretar dores na coluna, no abdômen e na região pélvica.

Respeitando todos os riscos e o histórico de cada gestante, o profissional vai delinear o plano de treino, que se dá através dos exercícios de equilíbrio que não ofereçam risco de quedas. Os benefícios são inúmeros, vão desde o fortalecimento dos braços que dará boas condições para a futura mamãe carregar seu filho no colo até o fortalecimento das pernas, que segundo a fisioterapeuta também está liberado sobretudo para evitar dores pelo sobrepeso.

Os alongamentos também precisam ser priorizados, pois o deslocamento do peso corporal para frente pelo aumento abdominal sobrecarrega a coluna, provocando dores. “Os exercícios abdominais e de mobilidade da coluna serão trabalhados indiretamente, através do fortalecimento de braços e pernas, bem como da respiração característica do método”, detalha Luana.

 

OUTROS BENEFÍCIOS DO PILATES NA GESTAÇÃO:

•  Fortalecimento do assoalho pélvico para auxiliar na hora da expulsão do bebê

•  Técnicas de respiração que serão são usadas nas contrações, aliviando as dores.

•  Retorno rápido do corpo no período pós-parto e na diminuição da flacidez causada pela gestação.

 

INDICAÇÃO E CONTRAINDICAÇÃO

•  Se você, gestante, já era praticante de Pilates antes de engravidar, poderá continuar a praticar, desde que com a liberação do obstetra.

•  Se já praticava alguma atividade física e deseja iniciar o Pilates após a confirmação da gravidez, o mais seguro é aguardar o início do segundo trimestre.

•  Se não praticava nenhuma atividade física, o melhor é não escolher essa técnica para iniciar. O mais recomendado é iniciar o Pilates apenas no pós-parto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário