25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
NACIONAL
Da redação
05/07/2016 07:46
Atualizado
14/12/2018 08:26

Uso de faróis baixo durante o dia passa a ser obrigatório a partir de sexta

O motorista que for flagrado descumprindo a lei será multado em R$ 85,13, além de perder quatro pontos na carteira de habilitação.
Josemário Alves / MH

A partir da sexta-feira (08) será obrigatório o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia. O motorista que for flagrado descumprindo a lei será multado em R$ 85,13, além de perder quatro pontos na carteira de habilitação.

O objetivo é aumentar a segurança na estrada, reduzindo o número de acidentes frontais. O uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distancia de 3 Km de quem trafega em sentido contrária. O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete, explica Diego Brandão, assessor da Polícia Rodoviária Federal.

A PRFvai começar a multar os motoristas já a partir a sexta.. Desde que a lei foi sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer, no dia 24 de maio, os policiais vem conversando com os condutores sobre a importância de usar os faróis ligados. “É uma mudança cultural. É importante que o motorista seja sensibilizado que, adotando essa medida, além de fugir das penalidades impostas pela lei, ele contribua para a diminuição de acidentes, que é o mais importante”, diz Diego.

Segundo Diego Brandão, qualquer medida que aumente a visibilidade de um veículo pode ajudar na redução de acidentes. “Apesar de não haver estudos técnicos na PRF sobre o assunto, temos diversas situações de relatos falando sobre a causa do acidente ter sido a falta de visibilidade. Então, acreditamos que o aumento da visibilidade do veículo vai contribuir para a redução dos acidentes”, esclarece.

Com informações do Portal Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário