24 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:44
MOSSORÓ
Da redação
31/05/2016 13:37
Atualizado
13/12/2018 14:34

Município quer reduzir partos cesáreos em 10%

Atualmente, cerca de 70% dos partos realizados em Mossoró são cesáreos. Equipe de saúde traça estratégias para incentivo ao parto normal
Cézar Alves / MH

Atualmente, cerca de 70% dos mossoroenses nascem de cesáreos. Mas, a realidade deve mudar a partir do incentivo ao parto normal, por parte do Rede Cegonha Municipal em parceria com o Hospital Maternidade Almeida Castro e Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

O assunto foi tratado durante encontro do Grupo Gestor, na manhã desta terça-feira (31), no Hospital Maternidade Almeida Castro, que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da unidade hospitalar.

De acordo com Luana Medeiros, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, a meta é diminuir em 10% ao ano o número de partos cesáreos no município de Mossoró.

“O parto normal diminui os riscos de mortalidade materna e infantil e é um método muito mais natural, que proporciona à mulher uma melhor recuperação”, justifica.

O Hospital Maternidade Almeida Castro costuma realizar mais de 350 partos de pacientes de Mossoró e região, por mês, informou a enfermeira Edilene Torquato.

“Nós vamos incentivar à mulher, desde o pré-natal, nas Unidades Básicas de Saúde e Maternidade, a optar pelo parto normal e também queremos intensificar o processo de humanização de todo o ciclo, desde a gestação até o puerpério”, frisa.

O gerente executivo da Atenção Básica, setor que coordena as Unidades Básicas de Saúde, Antônio Almeida, destaca que as equipes serão capacitadas para incentivar as mulheres ao parto normal. “O nosso objetivo é unir a rede de saúde em prol de uma melhor assistência à saúde da mulher e da criança, com medidas de prevenção e de cuidados”, afirma.

Fazem parte do Grupo Gestor, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Maternidade Almeida Castro e do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário