25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
Da redação
31/05/2016 07:07
Atualizado
13/12/2018 14:35

Secretaria de Saúde de Mossoró reabastece estoque de insulina lantus

Nesse novo lote, foram recebidas aproximadamente 2 mil unidades do insumo, que já está sendo distribuído aos pacientes cadastrados na Farmácia Central. No total, há quase 450 pessoas cadastradas.
Reprodução/Internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró regularizou, desde a semana passada, a distribuição da insulina lantus, medicamento de alto custo destinado a pacientes com diabetes.

Nesse novo lote, foram recebidas aproximadamente 2 mil unidades do insumo, que já está sendo distribuído aos pacientes cadastrados na Farmácia Central. No total, há quase 450 pessoas cadastradas.

Já foram entregues cerca de 500 unidades da insulina. Por ser de alto custo, o medicamento deveria ser custeado pelas três esferas do Poder: União, Estado e Município, mas a Prefeitura vem arcando sozinha com a distribuição.

“Para receber é necessário que o paciente traga um documento com foto, prescrição médica original e atualizada e os exames de glicemia em jejum e hemoglobina glicada que devem ser apresentados a cada três meses. É importante trazer isopor para acondicionar as canetas e gelo”, destaca a coordenadora da Farmácia Central, Roseane Lima.

Ela acrescenta que a Secretaria de Saúde está também fazendo o recadastramento dos pacientes que utilizam fitas para glicemia digital. Nesse caso, o paciente precisa comprovar que dependente da insulina e apresentar prescrição médica e documentos pessoais.

O Poder Executivo local também arca sozinho com a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Esses atendimentos deveriam ser custeados pelos três entes, conforme portaria do Ministério da Saúde, mas o município direciona recursos sem o apoio do Estado e Governo Federal, desde o início, sozinho, para não deixar a população desassistida.

A Farmácia Central está situada no Centro Administrativo Alcides Belo, na Rua Pedro Alves Cabral, bairro Aeroporto, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30h.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário