26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
06/05/2016 14:23
Atualizado
12/12/2018 12:00

Obras do Hospital Regional da Mulher de Mossoró devem ser licitadas em julho

Informação foi confirmada pelo secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, durante reunião com o governador Robinson Faria e executivos do Banco Mundial.
Governo do RN

O governador Robinson Faria, executivos do Banco Mundial e auxiliares de governo se reuniram nesta sexta-feira (06) para a apresentação dos resultados de uma semana de avaliação sobre o Projeto RN Sustentável, numa ação denominada Missão de Avaliação de Meio Termo. Durante o encontro, foi anunciado que as obras do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró, devem ser licitadas no mês de julho.

"Os maiores investimentos do Projeto estão no gatilho para iniciarem as licitações ainda este ano. São 56 projetos que representam 86% do valor do empréstimo. Obras como a construção e equipamentos do Hospital Regional de Mossoró, maior obra do empréstimo, que já vai iniciar a licitação até julho”, informou o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, que também é coordenador do RN Sustentável.

O Hospital, que será construído em uma área total de 36 mil metros quadrados, irá contar com mais de 100 leitos, distribuídos entre observação do pronto socorro (sala de estabilização/reanimação, leitos femininos e leitos Neonatal), leitos de internação (ginecologia e intercorrências, assistência humanizada ao aborto, risco habitual, alto risco, isolamento adulto feminino e suporte à violência a mulher).

Além destes, contará com leitos de unidade de terapia intensiva e cuidados intermediários  e unidades funcionais para Centro Obstétrico com Salas de Parto Humanizado e Salas Cirúrgicas de Obstetrícia, Cirurgias Eletivas, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal.

Os detalhes da construção da unidade hospitalar foram revelados no dia 10 de março desse ano pelo governador Robinson durante a fixação do outdoor que marcou o local onde será erguido o equipamento, em terreno da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A unidade será referência para os municípios que integram três regiões de Saúde: Mossoró (2ª), Pau dos Ferros (6ª) e Assu 8ª. O hospital será construído com recursos do Banco Mundial, com investimento em torno de US$ 19 milhões (após ser equipado, o investimento total terá sido de aproximadamente R$ 100 milhões).

Outros anúncios

Na reunião desta sexta (06), a equipe anunciou também a manutenção de todas as ações dos investimentos acordados com possibilidade de inclusão de novos projetos.

Robinson Faria disse que “fizemos uma avaliação do andamento dos projetos e constatamos que temos uma situação bastante promissora. Fizemos também sugestões ao Banco Mundial para adequação de alguns projetos, otimização de gastos e inclusão de novos projetos com a finalidade de melhorar a infraestrutura do Estado para receber novos investimentos e crescer”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo fez explanação sobre o Parque Tecnológico que está com os estudos de viabilidade técnica e econômica já contratados.

O coordenador de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria reconheceu o comprometimento do Governo com o projeto e os esforços para a implantação e disse que, mesmo diante da crise que o país vive, “o Rio Grande do Norte está se reinventando e se consolidando.

"O Estado tem uma administração coerente com os objetivos e interesses do Banco Mundial, que são o desenvolvimento, a luta contra as doenças e melhores resultados na administração”, afirmou.

O gerente da unidade de agricultura do Banco Mundial Laurent Msselati constatou o dinamismo do Estado e se disse confiante que o programa continuará sendo implementado. Ele admitiu a necessidade de reestruturação de alguns projetos e de redução da burocracia para acelerar a implantação.

“Temos confiança no Governo do Rio Grande do Norte e na sua equipe técnica”, declarou. Robinson Faria agradeceu a disposição do Banco Mundial em aceitar a adequação de alguns projetos.

“Vivemos um momento novo em nosso Estado, que pela primeira vez é administrado por uma equipe técnica, com a participação direta dos diversos setores sociais. Então, estas adequações visam projetos que tenham um melhor alcance e se aproximem mais das reais necessidades dos vários segmentos da sociedade”, justificou.

O governador destacou algumas das principais medidas que são preocupação constante da administração e citou a segurança, o turismo, o agronegócio, a pesca, a mineração e a produção de artesanato.

A Gerente do Projeto e Coordenadora Geral da Missão, Fátima Amazonas lembrou que o Projeto RN Sustentável é ambicioso, complexo e árduo, mas que o empenho da equipe mostra que os resultados estão sendo alcançados.

O RN Sustentável abrange ações para aumentar a segurança alimentar, o acesso à infraestrutura produtiva, acesso a mercados para a agricultura familiar, melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, melhorar os sistemas de controle de despesas, dos recursos humanos e da gestão de ativos físicos baseados em resultados.

Com informações da Assecom/RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário