06 MAI 2024 | ATUALIZADO 12:05
MOSSORÓ
Valéria Lima
10/04/2015 08:04
Atualizado
13/12/2018 11:11

Justiça cita camelôs para eles deixarem as calçadas do Centro até o final do mês

Decisão da Justiça Estadual foi a pedido do Ministério Público Estadual levando em consideração da Lei de Acessibilidade, que estaria sendo desrespeitada; Prefeitura apresentou alternativas aos comerciantes
Valéria Lima

Os camelôs que ocupam as calçadas e ruas do Centro de Mossoró serão notificados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, por determinação judicial, a partir de segunda-feira, 13, para desocuparem os espaços até o dia 30 deste mês.

A retirada dos comerciantes do Centro de Mossoró, atende a uma determinação da Justiça Estadual, pleito do Ministério Público Estadual, que, por sua vez, alegou a necessidade de respeitar a Lei de Acessibilidade.

Os comerciantes já deveriam ter deixado as calçadas do Centro de Mossoró, porém as opções ofertadas pela Prefeitura, a quem a Justiça determina a retirada, não estão sendo aceitas por eles. Querem um camelódromo, o que é impossível ser feito tão rápido.

De acordo com o secretário de Transparência e Relações Interinstitucionais, Luiz Antônio Costa Reis, “estamos negociando com eles e oferecendo as melhores alternativas, sabemos que são pais e mães de famílias que estão ali, por isso, vamos auxiliá-los no que for necessário”.

Segundo o Secretário, a Prefeitura já ofereceu diversas alternativas para onde os camelôs podem ser transferidos. “Agora precisamos contar com a boa vontade deles, estamos negociando com eles, toda semana me reúno com alguns deles para discutir o assunto”, diz o secretário.

O Secretário relata ainda que os camelôs pedem a criação de um camelódromo na Praça do Carcará, no Centro da cidade, mas o projeto é inviável no momento. “Não temos tempo, nem orçamento para este ano”, explica Luiz Antônio.

O Secretário Luiz Antônio informa também que a Prefeitura está oferecendo 114 boxes na Cobal, 14 no Mercado do Bom Jardim.

Outra alternativa é o Shopping Popular, onde tem 100 boxes disponíveis para locação por parte dos comerciantes.

A desocupação das calçadas do Centro de Mossoró é resultado de uma decisão judicial, feita pelo Juiz Pedro Cordeiro, que por sua vez atende a um pedido do promotor de Justiça Hermínio Cruz.

De acordo com a decisão, que transitou em julgado em novembro de 2014, a Prefeitura teria até fevereiro deste ano para liberar as calçadas do Centro para o acesso livre da população.

Com os camelôs ainda ocupando as calçadas do Centro, a Prefeitura pagará multa de R$500 por dia de descumprimento da decisão.

Os camelôs têm até o dia 30 deste mês para fazer a desocupação das calçadas do Centro de Mossoró.

Veja mais

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário