29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
25/01/2016 17:11
Atualizado
13/12/2018 11:01

Armando Ribeiro aumenta lâmina de água em 6cm com as últimas chuvas no RN

De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o reservatório está com 20,6% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de m³. Cenário ainda preocupa.
Cézar Alves

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável por mais de 40 municípios do Rio Grande do Norte, aumentou em 6 centímetros o seu volume água com as chuvas registradas nos últimos dias - um aumento de 0,14% no  armazenamento total. O reservatório possui 62 quilômetros de extensão e uma média de 14 quilômetros de largura.

Atualmente, o reservatório está com 20,6% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. O volume atual é de 486.165.800 m³. A informações foram confirmadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), através do engenheiro Rafael Mendonça.

O aumento de água na barragem já uma boa notícia para os potiguares, mas a quantidade ainda é insuficiente para sair do sistema crítico em que se encontra o abastecimento do Estado, como confirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França.

“Ainda não temos resultados expressivos, a Armando deve ter recebido aproximadamente 1,7 milhões de metros cúbicos, cerca de 4 centímetros acima do nível anterior, mas é pouco ainda”, afirma.

A Armando Ribeiro apresenta cota de sangria de 38,79. Para sangrar, por conta da grande quantidade de água, o reservatório precisa chegar a metade da capacidade total, ou seja, 50%.

O reservatório, que é o maior do Estado, é reponsável por uma área de irrigação equivalente a 30 mil hectares. A barragem abastece adutoras que levam água para Mossoró, região Central, e no Cabugi. O manancial da Armando Ribeiro também abastece as regiões do Médio Oeste e Oeste potiguar.

Quem também foi beneficiado pelas chuvas foi o açude Itans, localizado em Caicó, região do Seridó. O açude subiu 18 centímetros, como confirmou o diretor do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso.

LEIA MAIS:

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário