18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
ESPORTE
Da redação
06/01/2016 09:27
Atualizado
14/12/2018 02:17

Consagro tudo a Deus , diz atleta mossoroense em ranking brasileiro de maratonistas

O único atleta mossoroense a conseguir o índice brasileiro de maratonistas, Alex Polary teve o reconhecimento oficial da Revista Contra Relógio.
Arquivo Pessoal

O administrador e chefe de gabinete da Secretaria de Esportes e Lazer de Mossoró, Alex Polary de Oliveira Brito, ou simplesmente Polary, como é mais conhecido, 35 anos, é o primeiro mossoroense a atingir o tempo mínimo necessário e ingressar no seleto grupo de maratonistas brasileiros.

O feito foi alcançado na Maratona de Porto Alegre e confirmada na tarde dessa terça-feira (5) pela Revista Contra Relógio, considerada a maior publicação da América Latina em corridas de rua.

Ao MOSSORÓ HOJE, Polary relatou parte de sua preparação e as dificuldades enfrentadas até chegar ao resultado que o colocou na elite brasileira da modalidade.

"Foram muitas dificuldades que tive que enfrentar. Para conseguir chegar a essa conquista tive que abdicar de minha família, dos amigos e de minha vida social. Mas em tudo em agradeço e consagro a Deus", comentou o atleta.

A primeira tentativa para atingir o índice de maratonista, que para sua faixa etária é de 3h45min59s, foi na Maratona Internacional Maurício de Nassau, em Recife. Com ansiedade em obter os resultados desejados, o atleta revela que cometeu vários erros e não atingiu sua meta.

"Em Recife, cometi vários erros. Má alimentação, errei em meu vestuário, nos equipamentos utilizados e no início da prova, comecei muito rápido e isso me fez cansar. Terminei a prova com o tempo de 4h08. Fiquei decepcionado", relatou Polary.

"Não me deixei abater. Foquei no próximo desafio e aumentei o volume de meus treinamentos, busquei orientação de pessoas mais experientes e estudei bastante para correr a Maratona de Santiago, no Chile. Minha primeira prova internacional”, acrescentou o mossoroense.

Nessa maratona, o tempo mínimo exigido foi atingido e Polary completou a prova chilena em 3h37. Porém, por ter sido uma competição fora do país, o tempo obtido não foi homologado.

"Fiquei bastante angustiado com essa situação. Consegui o tempo necessário, mas não tive o reconhecimento. Um amigo de Recife, Gledson Huck, vendo minha situação, me presenteou com uma passagem área e fui correr em Porto Alegre (RS)", disse Polary.

"Mesmo vindo de uma série de lesões físicas, aceitei o desafio e voltei a fortalecer meu treinamento. Mudei minha alimentação e intensifiquei o uso de suplementos, e para isso tive o apoio da BoduNutri Suplementação. Em Porto Alegre, finalmente atingi meu objetivo e conclui a prova em 3h38min26s. Consagro tudo a Deus", comemora o atleta.

Para 2016, Alex Polary está focado em competições ainda mais complexas. Em março, ele disputará os 101 Km da Ultra Maratona do Agreste, em Maceió, Alagoas. Para junho, o atleta se prepara para as 12h contínuas de outra Ultra Maratona em Aquiraz, Ceará.

Ainda para esse ano, ele enfrentará o maior desafio de sua carreira. Serão 100 Km da Ultra Maratona Trail, em Costa Esmeralda, Santa Catarina. Uma prova com percurso de montanha, praia, calçamento e todas as adversidades de uma maratona fora de estrada.

Em 2017, o plano do atleta é participar da maior ultra maratona do mundo, a COMRADES, prova que vai das cidades de Pietermaritzburg para Durban, na África do Sul.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário